Central de Reservas

+55 21 98892-1637

Será que você sabe tudo sobre a cidade maravilhosa? Vamos testar seu conhecimento com essas 10 curiosidades sobre o Rio de Janeiro.

1. A estátua do Cristo Redentor foi eleita uma das novas maravilhas do mundo

 

O que não falta no Rio são belezas naturais dignas de cartão-postal, mas sua atração mais famosa não só foi construída pelo homem, mas também eleita uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo em 2007 pela internet, ao lado de obras-primas como o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia. A estátua do Cristo Redentor, de fato, desafia a natureza: seus braços abertos de 28 metros tiveram que ser construídos sobre o Morro do Corcovado sem espaço para andaimes. Inaugurado em 1931, como um tributo ao aniversário de 100 anos do Rio, o Cristo tem 30 metros de altura (sem incluir o pedestal de 8 metros), sendo a maior estátua em Art Deco do mundo. O monumento foi financiado por brasileiros, projetado por um francês e construído em pedras suecas. O resultado é realmente divino: apesar de ser atingido por raios algumas vezes por ano, permanece firme e forte, protegendo os cidadãos da Cidade Maravilhosa.

Sua vista é simplesmente sensacional e se você for visitar o Rio de Janeiro, ir ao Cristo Redentor é um passeio imperdível, com paisagens de cair o queixo! 

 

2. Há mais de 100 ilhas na Baía da Guanabara 

 

Em uma viagem ao Rio de Janeiro, você vai visitar pelo menos uma delas – a maior, de fato: a Ilha do Governador é onde está situado o aeroporto internacional da cidade maravilhosa. O que o Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e da praia de Copacabana possuem em comum? É a Baía da Guanabara de fundo para todas elas.  Não poderia ser diferente, dado o seu tamanho – ela se espalha por nada menos que 15 cidades, é a segunda maior baía do país, com superfície de 412 quilômetros quadrados, 53 praias e mais de 100 ilhas.

3.Rio tem a oitava maior biblioteca do mundo

 

As belezas naturais da cidade maravilhosa são de tirar o fôlego, não é mesmo? Difícil imaginar que uma atração que não seja ao ar livre possa causar na gente um impacto como essa biblioteca do Rio de Janeiro consegue!

O Real Gabinete Português de Leitura é uma daquelas joias escondidas na cidade. Uma biblioteca pública que guarda mais de 300 mil livros em estantes expostas por quatro gigantes paredes com uma visão 360 graus de publicações considerada a oitava maior biblioteca do mundo. 

 

4. O que significa “Carioca”? 

A palavra carioca – designado aos moradores da cidade do Rio de Janeiro – tem sua origem na língua Tupi-Guarani, usada pelos povos indígenas que habitaram essa terra abençoada antes dos europeus chegarem. “Kari’Oka” era o que os índios chamavam a cidade que os colonizadores portugueses estavam construindo em suas terras. Ou seja, significa a casa do homem branco.


5.Igreja Nossa Senhora da Candelária

 

A Igreja Nossa Senhora da Candelária é a mais antiga do Rio de Janeiro. Sua pedra fundamental foi colocada em 1630. A obra, em estilo neoclássico, é uma cópia da Igreja de São Pedro em Roma. Sua cúpula foi feita com 1.400 pedras, e pesa cerca de 600 toneladas. 

Quem vai ao Rio e não conhece a Candelária sai com a sensação de não ter feito o passeio completo. Querida pelo povo carioca, é uma das mais famosas e belas igrejas do Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária recebe centenas de turistas todos os dias, também por estar localizada em meio a uma série de pontos de interesse cultural da cidade.

E aí, sabiam dessas curiosidades?

 

Texto por: Ingrid Queiroz