Central de Reservas

+55 21 98892-1637

5 opções menos óbvias para curtir o que o Rio tem de melhor

Nem só de Cristo Redentor e Pão de Açúcar viverá o turista no Rio. Mas de toda dica dada pelo Bamboo Hostel.

 

Para além dos pontos turísticos mais óbvios, dos bares na Lapa e das praias de Copacabana e Ipanema, há outras experiências, belezas e vivências por aqui.

Dona de uma beleza natural única, a cidade esbanja charme em cenários dominados por montanhas e verde em contraste com a vida urbana, dando a segunda maior cidade do país uma identidade de primeira.

Conhecer uma cidade de verdade é também explorar suas paisagens e locais menos óbvios. 

Então, confira essas dicas espertas para você curtir alguns elementos essenciais do espírito carioca: a vida boêmia e as paisagens naturais

 

1. Praça Varnhagen

E se você quiser uma coisa um pouco diferente da Lapa?

Chamada de “Alma da Tijuca”, na movimentada Praça Varnhagen funciona o polo gastronômico de referência no bairro da Zona Norte.

Está sempre cheia, com boas opções de bares e restaurantes. Desde os mais modernos como o BHAR! GINTERIA DESCOLADA até os mais tradicionais  como o BUXIXO CHOPPERIA.

Um dos pontos fortes é a apresentação de bandas ao vivo e  mesas ao ar livre fazendo do ambiente um lugar ótimo tanto para um happy hour, quanto para esticar a balada.
Além disso, os cardápios estilo “bar-restaurante” oferecem pratos, petiscos, lanches e bebidas que agradam a todos os gostos e bolsos.

Lá você pode assistir aos jogos do seu time favorito, com transmissões dos principais campeonatos de futebol, basquete e até a temporada da NFL junto de um pessoal engajado com o esporte e cheio de animação.
É uma ótima opção para conhecer gente nova e tomar uma gelada.

 

Para chegar até lá é simples. Você vai descobrir que daqui do Bamboo Rio Hostel a estação de metrô Siqueira Campos vai ser sua “mão na roda”.

Porta afora você seguirá pela direita da nossa rua, Lacerda Coutinho, até a rua Tonelero.

Vire à esquerda e siga adiante até o cruzamento da rua Siqueira Campos. A estação de metrô estará a sua esquerda próximo da esquina.

 

Na estação, você embarcará sentido Zona Norte até a estação Saens Peña. De lá, você poderá seguir a pé alguns metros pela Rua Major Ávila até chegar na Praça.

 

 

2. Baixo Botafogo

Ainda para os boêmios, nas proximidades da estação de metrô Botafogo/Coca-Cola – principalmente nas Ruas Voluntários da Pátria e Nelson Mandela –  está uma “metamorfose ambulante” de bares, cafés e pubs tocados por jovens alternativos chamada de Baixo Botafogo.

A maioria desses estabelecimentos seguiu tendências americanizadas como as de São Francisco e Nova York.
Entre as melhores opções temos um barzinho conceito de drinks, com belisquetes bem feitos chamado QUARTINHO BAR e o FUSKA BAR 2.0 que fica lotado a nível Carnaval o ano todo.

 

Também tem o ainda mais descolado VOID. Uma Store Pub & Bar  que vende roupas, tênis, comida vegana e vários gadgets diferenciados.

 

Como Botafogo é um bairro muito próximo de Copacabana, para chegar lá é só embarcar na estação Siqueira Campos e desembarcar na estação Botafogo/Coca-Cola.

Você vai sair do metrô entrando em uma baguncinha maneira.

 

3. Audio Rebel

Falando de jovens alternativos de Botafogo, desde 2005, a casa de shows AUDIO REBEL vem sendo um dos principais espaços da nova cena do Rock, MPB e Experimentalismos Sonoros.
Sendo uma casa que incentiva a criatividade e a cultura musical no Rio, ela também apresenta expressões no Punk, Jazz, Rap e a Nova Música Popular Brasileira.

 

Pequena, charmosa e versátil, a Audio Rebel é hoje a mais interessante casa de shows alternativa da cidade – e qualquer show no pequeno palco do local vale, por princípio, assistir.

A casa fica na Rua Visconde de Silva, 55, em Botafogo, com capacidade para até 90 pessoas.

 

Para chegar lá você pode embarcar no ônibus 434 sentido Flamengo aqui na rua Tonelero ao lado.

Desembarque na rua Real Grandeza e siga alguns metros até a Visconde de Silva.

 

4. Reserva do Grajaú

O Parque Estadual do Grajaú é uma ótima pedida para quem curte uma boa trilha, escaladas e cachoeiras com o marco notável da Pedra do Andaraí e seus 444 metros de altitude.


Também vale muito a pena para quem prefere um contato zen com a natureza com cerca de 55 hectares de Mata Atlântica se estendendo sobre a encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca.

 

Além dos Beija-Flores, Sabiás-Barranco e Tucanos, o lugar também conta com espaços para eventos, churrasqueira, um anfiteatro, área para piqueniques e uma vista espetacular para a Pedra do Andaraí, cartão postal do bairro.

 

Daqui do Bamboo Rio Hostel você vai fazer o seguinte para chegar lá:

 

Siga pela Rua Tonelero até a estação de metrô Siqueira Campos aqui pertinho e embarque sentido Zona Norte. Na estação Botafogo/Coca-Cola, faça a baldeação para a Linha 2 (Pavuna/Verde) e desembarque na estação Maracanã.

 

Na saída, siga até a Avenida Professor Manuel de Abreu na altura 2251 e embarque no ônibus 434 sentido Grajaú. Então desembarque na Rua Gurupi e siga alguns metros a pé até a entrada da Reserva.

 

Ooou vá de Uber e divida com a galera (risos)

5. Cachoeira do Horto

OK! Estamos em Copacabana e a praia é logo ali. Todo mundo conhece. Todo mundo curte. 

Mas esse calor de um verão que nunca vai embora do Rio também  faz das cachoeiras uma ótima opção para quem quer fugir da agitação de uma praia lotada.

 

Cercada de folhagem tropical, essa deliciosa queda d’água no bairro do Jardim Botânico é,  literalmente, um dos tesouros escondidos no centro urbano.

A Cachoeira tem uma queda de aproximadamente 5 metros de altitude e a quantidade de água é bem generosa. 

 

Para acessar a cachoeira daqui do Bamboo Rio Hostel, você terá que embarcar na estação de metrô Siqueira Campos sentido Zona Norte e desembarcar na estação Botafogo/Coca-Cola com ônibus integrado até o Jardim Botânico.

 

A cachoeira fica próxima ao ponto final do ônibus 409, ou, de carro, seguindo e sempre subindo pela rua Pacheco Leão, com o começo da trilha a cerca de 500 metros da guarita do Parque Nacional da Tijuca.
Vale se informar direito e não ir sozinho pela primeira vez, mas a trilha não é especialmente difícil e vale a pena: a recompensa é a água gelada de uma cachoeira deliciosa.

 

Você pode viajar o mundo inteiro, mas nenhum lugar vai ser igual a cidade maravilhosa.
O Rio consegue ter essa energia, o mar e montanha convivendo tão próximo e muita coisa interessante para fazer. 


O Bamboo Rio Hostel é para todos que querem aproveitar o melhor da cidade. E quem faz sua reserva diretamente com a gente encontra uma hospedagem 25% mais barata que nos portais de reserva.
Então agora vem aproveitar todo esse conforto, essa vista, aquele café da manhã maneiro que nossas meninas preparam com todo carinho para você.

 

Texto por Rafael Bonfim