Central de Reservas

+55 21 98892-1637

Top 3 Mercados de Rua do Rio de Janeiro

Confira as melhores opções de mercado de rua no Rio de Janeiro para quem quer comprar roupas, comidas, bugigangas ou lembrancinhas com um preço bom!

 

Nós todos sabemos que umas comprinhas durante as férias não machucam ninguém, né?
Se você não é muito fã dos tradicionais shoppings, deu sorte! Na Cidade Maravilhosa, se aprende que o Rio tem muitas opções de mercados de rua onde você pode encontrar lembranças, comida de todas as regiões do país, produtos de couro, pinturas, artesanato e até mesmo pedras preciosas.

A gente separou essa lista com Três dos Mercados de Rua mais interessantes da cidade Rio de Janeiro para quando o dia está nublado ou frio e a praia não é uma opção – ou se você está apenas esperando melhorar das queimaduras de sol.

 

Leia também: Programas cults cariocas para sair da mesmice

 

Feira Hippie de Ipanema

A Feira Hippie é um dos mercados ao ar livre mais conhecidos da cidade e uma boa dica do que fazer em Ipanema. Acontece aos domingos, faça chuva ou faça sol, na Praça General Osório.

Dezenas de vendedores de rua oferecem uma grande variedade de souvenirs e obras de arte típicas brasileiras, joias, roupas, sapatos e comidas deliciosas, como tapioca e cuscuz com leite condensado.

Essa feira é famosa especialmente por sua localização no coração de Ipanema e a poucos metros da praia.

 

  • Quando? Aos domingos, das 07h às 19h, então é melhor não deixar para depois!
  • Como chegar? Estação General Osório de metrô. Todas as saídas são próximas da feira.
  • Recomendado para pessoas que gostam de artesanato, comidas típicas brasileiras e produtos exclusivos. Uma boa atração para se visitar a caminho da praia.

 

Leia Também 5 Curiosidades que você não sabia sobre o Rio

 

Feira de São Cristóvão

Esse mercado tem algo de especial: está localizado no Centro de Tradições Nordestinas, um espaço totalmente dedicado à cultura e essência do Nordeste brasileiro. As ruas do mercado foram batizadas com nomes de estados da região, os palcos, por sua vez, com nomes de grandes artistas nordestinos.

A Feira de São Cristóvão existe desde 1945 e tem centenas de lojas que vendem roupas típicas, artesanato e, o que é mais importante – muita, muita comida! É impossível ir embora desse lugar com o estômago vazio.
Um grupo de quatro pessoas pode pagar R$45 por uma refeição completa: baião-de-dois, aipim frito, carne de sol e farofa e sair feliz

comida, além de deliciosa, é preparada da maneira mais tradicional possível por pessoas que fizeram isso a vida toda e cozinham com amor. Tanto na entrada quanto no interior da feira, você provavelmente será abordado por algumas pessoas distribuindo panfletos e fazendo ofertas para diferentes restaurantes, então escolha com sabedoria!

No quesito entretenimento, a Feira de São Cristóvão também impressiona pela variedade. Há, quase todos os dias, apresentações de música ao vivo e o tradicional forró, que atrai pessoas da cidade (e do país inteiro) para dançar. Se você quiser liberar seu lado cantor, há vários bares com karaokê e uma grande seleção de músicas para cantar enquanto degusta os melhores sabores de cachaça.

 

  • Quando? De terça-feira à domingo. Terça à quinta-feira, das 10h às 18h. Às sextas, abre 10h e funciona até as 22h de domingo, sem interrupções!
  • Como chegar? A Feira de São Cristóvão está localizada no bairro de São Cristóvão, na Zona Central do Rio. Você pode chegar lá de metrô e ônibus, descendo na estação Estácio e pegando o ônibus Integração Expressa 209A (ônibus azul e cinza, você provavelmente verá uma fila de pessoas esperando por ele) que sai a cada 30 minutos. Há também um estacionamento, para aqueles que preferem ir de carro.
  • Recomendado para quem deseja uma imersão cultural e muita diversão. É fácil de se passar um dia inteiro na Feira, portanto é bom separar tempo para que seja possível aproveitar o máximo possível das atrações.

 

Leia Também Como se locomover pela cidade carioca

Saara / Uruguaiana


Mercado Popular Uruguaiana, carinhosamente apelidado de Saara pelos cariocas devido ao calor intenso, está situado no coração do centro da cidade. Ao lado da estação de metrô de Uruguaiana, é um grande camelódromo e complexo comercial que se estende pela Rua Uruguaiana e seus arredores.

Contando com centenas de estandes, o camelódromo do Rio oferece produtos importados, DVDs, eletrônicos, roupas, sapatos, comida, serviços (consertos de telefone, por exemplo), livros, óculos de sol – tudo o que você puder imaginar.

É uma experiência antropológica por si só e eu te desafio a deixar o lugar sem comprar nada, é quase impossível. Especialmente porque os vendedores são bastante persistentes em oferecer uma enorme quantidade de coisas que você não precisa – ou que não sabia que precisava.

O segredo aqui é pechinchar! Essa arte está no sangue do carioca. Quando um vendedor te der um preço, comece uma negociação. É quase garantido que você conseguirá um desconto no que quer comprar.

 

  • Quando? Segunda à sexta, das 08h às 19h. Sábados, das 9 às 15h. Não abre aos domingos. Tenha em mente que Saara fica muito cheio durante quase todo o dia. Para evitar estresse, é bom contornar os horários de pico, que são de segunda a sexta-feira, das 07h às 09h e das 17h às 19h.
  • Como chegar? Metrô para a estação Uruguaiana ou Carioca. O camelódromo é muito extenso, então é possível ter acesso às lojas por ambas as estações.
  • Recomendado para um dia de compras. É importante ir vestido confortavelmente, pois se anda muito no centro do Rio e o calor é intenso na maior parte do ano.

 

Onde ficar pra curtir tudo isso?

 

Você pode viajar o mundo inteiro, mas nenhum lugar vai ser igual a cidade maravilhosa.
O Rio consegue ter essa energia, o mar e montanha convivendo tão próximo e muita coisa interessante para fazer.
E o Bamboo Rio Hostel sempre oferece cupons exclusivos garantindo diárias de cortesia, Free Pass no nosso Bar e diversas condições especiais para quem se hospeda com a gente.

Para que fazer reservas em outras plataformas se você pode programar sua visita ao Rio pagando 25% menos, reservando diretamente em nosso site?
Cadastre seu email em nosso site para receber essas vantagens sempre que saírem. E nos siga no Instagram para ficar por dentro dessa e muitas outras novidades.