Central de Reservas

+55 21 98892-1637

De cachoeiras eletrizantes até baile charme, conheça um Rio de Janeiro para além do que as novelas mostram.

Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana, Leblon, Lapa ou Rocinha. Aí está o roteiro do turismo clássico no Rio.Vamos concordar que é um rolê e tanto mas para quem gosta e quer explorar o Rio de Janeiro como o estado que ele realmente é e entender os motivos que o fazem tão incrível, nós trouxemos um mini guia com lugares bem cariocas, ‘diferentões’, acessíveis à Zona Sul e que valem muito a pena conhecer. Vamos lá? 

1. Arraial do Sana

Se você nunca ouviu falar  do Arraial do Sana, ou apenas Sana para os íntimos, pesquise mais sobre esse lugar. É um vilarejo que fica em Macaé- cidade que forma a região dos lagos, junto com Arraial do Cabo, Búzios e outros- e se diferencia por ser um dos pouquíssimos lugares no estado com tanta paz e tranquilidade.

Exibindo cachoeiras de tirar o fôlego, uma preservação ambiental de se orgulhar, uma população local muito receptiva e um céu que não se vê de qualquer lugar,o Sana é um lugar para ser colocado no topo da listinha dos lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro.

Da capital até lá são uns 150 km e reunimos aqui algumas coisas que você precisa saber antes de ir. Há poucos ônibus que saem durante o dia, afinal é um vilarejo no meio das montanhas e a estrada não é das melhores, mas vale pena cada quilômetro até lá. Além das cachoeiras, que são o grande atrativo do local, tem a trilha do Peito do Pombo, uma vista de se emocionar e mostra um Rio de Janeiro visto de um ângulo completamente diferente, vale muito a pena!

2. Viaduto de Madureira

Considerado um dos lugares mais alternativos do Rio de Janeiro ou A Lapa da Zona Norte, como muitos cariocas costumam chamar, o viaduto de Madureira reúne um movimento negro, periférico e com as raízes reais do Rio. Muito falado pelos shows de Baile Charme que acontecem no local, pelos diferentes estilos dos frequentadores e pelo custo-benefício, o viaduto dá o nome dele quando se fala em arte, conceito, diversão e gente interessante. 

O bairro de Madureira em si é muito conhecido pelo mercadão, que é um dos maiores centros comerciais do Rio de Janeiro, por abrigar a Portela, uma das maiores escolas de samba do estado e pelo Parque Madureira, um espaço de lazer enorme e lindo feito há poucos anos e que já teve shows importantes como da Anitta. Então, por todos esses motivos e principalmente pelo evento no viaduto, onde a cultura carioca, é exposta de maneira linda, com pessoas reais, músicas de ótimo gosto, comida e bebida barata, Madureira merece a sua atenção, o seu tempo e todo seu carinho.

3. Ilha do Governador

Existe uma possibilidade enorme de você já ter passado pela Ilha do Governador, é lá que fica o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), e passando pela linha vermelha você tem uma visão de lá, além de ser coladinha na Ilha do Fundão, onde está localizado o campus principal da UFRJ (universidade federal do Rio de Janeiro), é banhada pela Baía de Guanabara, é também dona e proprietária da escola de samba União da Ilha e abriga muitos artistas como a Ludmilla e Dilsinho e é onde fica o morro do Dendê, ruim de invadir (rs). Dito isso, acho que já temos bons motivos para você separar um tempinho e conhecer a ilha mais badalada do estado do Rio.

Existem algumas praias revitalizadas onde você pode tomar banho mas o forte da ilha não são as praias mas os bares, restaurantes que estão por todo lado dando uma cara singular para o lugar. A rua da Peixaria junta vários bares, de todos os estilos, na beira da baía e é um evento para se conhecer. Muitas boates de renome, como a Provisório, estão localizadas lá e a noite da Ilha não deixa a desejar em nada. É um rolê próximo, barato, divertido e mais carioca impossível.

4. Recreio dos Bandeirantes

Recreio dos Bandeirantes é um bairro da Zona Oeste com praias que estão na lista das melhores da capital. É vizinho da Barra da Tijuca, bairro muito comentado, e é caminho para praias como Grumari.

É lá que fica a trilha do Pontal, uma das vistas mais bonitas do Rio Janeiro e com a subida mais tranquila. A água no Recreio é diferente pois tem um tom esverdeado e o clima da praia é bem diferente da Zona Sul, o que faz ser um rolê bem diferente apesar de ser praia.

O ponto alto do Recreio dos Bandeirantes, assim como da Barra da Tijuca, são os quiosques da praia. Diferente da Zona Sul, os quiosques de lá são equipados para eventos, com cadeiras confortáveis e decorativas, drinks coloridos e um ambiente propício para aquele ‘sunset’ perfeito no Rio de Janeiro. O Quiosque Pesqueiro é um dos mais famosos da Região, mas há outros que possuem os mesmos serviços. Pé na areia, caipirinha, pôr-do-sol e um pagodinho no fundo resumem a vibe do Recreio, uma experiência que você precisa viver no Rio.

5. Petrópolis

Muito conhecida, comentada e desejada, a cidade imperial pode ser muito mais do que se imagina. Além de ser uma vibe completamente diferente no Rio, pois é um clima serrano, uma cidade mais pacata e até uma vestimenta mais equipada, o que não é muito normal da capital, Petrópolis é simplesmente tudo.

Com museus, restaurantes, cachoeiras, trilhas e várias coisas surreais, é um passeio que vale a pena pois é acessível, lindo e histórico. Fica a menos de duas horas da Zona Sul e é um passeio no Brasil colônia. A casa da Princesa Isabel e o Castelo de Itaipava são um dos atrativos mais visitados pelos turistas no local mas há muito para se ver como o Vale do Amor, um parque florido, que é pouco falado mas é lindíssimo e um ótimo ponto de fotos, além das badalações do centro e o próprio centro comercial de Petrópolis que é muito conhecido. Petrópolis é um rolê super legal no estado, principalmente para casais e família.

Com esse artigo na mão, você pode aproveitar o Rio de maneira intensa e diferenciada, ainda há muitos lugares que vamos comentar por aqui, então, não deixe de nos seguir nas redes sociais (@bamboobuzioshostel, @hostelbamboorio) para saber mais novidades sobre o estado do Rio e outras coisas que se relacionam com experiências de viagens. Até a próxima.

 

Escrito por @umnobreviajante – Eric Nobre