Central de Reservas

+55 21 98892-1637

Quem planeja uma viagem para o Rio de Janeiro, geralmente, espera o sol como elemento de fundo.  Mas, se a chuva aparecer no lugar dele, qual o será o plano? Cancelar o passeio? Nada disso! Nós, do Bamboo Rio Hostel, elaboramos uma lista com dez coisas para se fazer no Rio em dia de chuva e provamos que a cidade pode ser bem interessante – e maravilhosa –  em qualquer condição climática.

Museu do amanhã

Localizado na recém-revitalizada Região Portuária do Rio, com uma proposta supermoderna, o Museu do Amanhã é lugar de interação e reflexão. O museu explora o universo multimídia e projeta possibilidades para o futuro, além de conectar ciência, arte e tecnologia em um só lugar.

Outras características:

Acessibilidade, tanto para entrar no museu, quanto para os ambientes com interação.

Não há estacionamento. O ideal é planejar a ida de táxi, ou aplicativos de carros particulares, como Uber e Cabfy. De transporte público, o ideal é a integração metrô-VLT, que tem estação na porta do museu.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h).

Site: https://museudoamanha.org.br/

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: Metrô + VLT (Estação Praça dos museus).

AquaRio

O maior Aquário Marinho da América do Sul também fica na Região Portuária do Rio, oferecendo 4,5 milhões de litros de água, muitas espécies aquáticas (cerca de 3mil), modernidade e educação. Quem visita é convidado a um universo de encantamento debaixo d’água. Além disso, é palco para uma série de exposições temporárias e projetos ecológicos, que situam o visitante sobre medidas para a conservação ambiental.

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, de 10h às 18h, no entanto, a entrada no circuito pode ser feita somente até 17h.

Site: http://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Endereço: Praça Muhammad Ali, Gambôa.

MAR – Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio tem por objetivo uma experiência com a arte e a cultura visual. Vizinho do Museu do Amanhã, ele integra a parte revitalizada do Porto e promove exposições, atividades educativas, música e cursos, sempre oferecendo novidades culturais e inovação.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h. Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.

Site: http://www.museudeartedorio.org.br/pt-br

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: VLT (estação Parada dos museus).

 

Endereço: Rua Sacadura Cabral, 133. Saúde – Região Portuária.

Planetário

O Planetário do Rio oferece uma experiência única de contato com o Universo, sob uma perspectiva muito realista e educativa da astronomia, além de diversas exposições e feiras. Vale a pena assistir à sessão de cúpula e viajar pelos astros, entendendo como o Universo funciona.

Horários de funcionamento para visitas ao Museu do Universo, às sessões de cúpula e  à observação do céu: consulte http://www.planetariodorio.com.br/visite-2/visite/

Site: http://www.planetariodorio.com.br/

Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: carro e ônibus (diversas linhas são indicadas no próprio site).

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB é um lugar que exala cultura, seja pelas amostras, as peças teatrais, as exposições, a biblioteca, ou a exibição de filmes não encontrados no circuito aberto. Deveria ser visitado por todos que desejam se inspirar com a arte.

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: metrô (estação Uruguaiana) e ônibus.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal já valeria a visita sem música alguma, pois o ambiente, rico em detalhes pomposos e muita história, preenche os olhos. Além da grandiosidade visual, o local é preenchido de balés e orquestras do mundo inteiro. Tudo isso, com possibilidades acessíveis de preço para diversos eventos (há concertos com entradas a vinte Reais, por exemplo).

Outras informações: Em dia de espetáculo, o Teatro não permite a entrada trajando bermuda e chinelo. Então, se, ao sair, houver a chance de passar por lá, recomendamos que já vá prevenido. Eles não abrem exceções.

Horário de funcionamento: há sessões em diversos horários. O melhor é acompanhar o site.

Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

Endereço: Praça Floriano, s/nº | Cinelândia, Rio de Janeiro.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: Metrô (estação Cinelândia).

Museu de Belas Artes

A história das artes plásticas no Brasil pode ser contemplada no Museu de Belas Artes, situado no centro histórico do Rio. Dentre elas, obras da coleção de D. João VI, deixadas no Brasil, quando voltou a Portugal, em 1821. O museu é um resgate da história em todos os quadros, obras e corredores.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Site: http://mnba.gov.br/portal/

Endereço: Avenida Rio Branco, 199 – Centro (Cinelândia).

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: Metrô (estação Cinelândia).

Cidade das Artes

Localizada na Barra da Tijuca, a Cidade das artes reúne diversos eventos, de dança, música, teatro, escultura, audiovisual, esporte e gastronomia. É um espaço cultural para todos os gostos: a música vai do clássico ao forró; o teatro oferece peças adultas, infantis e musicais; a gastronomia oferta cursos para adultos e crianças. Além disso, há espaço para aulas de yoga, bike, teatro, percussão, fotografia e literatura. O ambiente também conta com restaurantes e cinemas.

Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 13h às 19h. Em dias de espetáculo, das 13h até 30 min após o início do espetáculo.

Site: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/

Endereço: Avenida das Américas, 5.300. Barra da Tijuca.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: Metrô (estação jardim oceânico) + BRT (terminal alvorada). Há uma passagem subterrânea do terminal para a Cidade das Artes.

Real Gabinete Português de Leitura

Trata-se de uma biblioteca que só se vê em filmes, com uma arquitetura muito bem desenhada e detalhes decorativos dignos de museus. Fundado o gabinete por emigrantes portugueses, é um pedaço cultural de Portugal, no Brasil. O local é decorado com um acervo majestoso de livros, muitos dos quais, obras raras. É um ambiente inspirador e aberto a quem deseja conhecer sua arquitetura, sua carga histórica e, até mesmo, aproveitar para ler um bom livro, em um lugar que parece mágico.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Site: http://www.realgabinete.com.br/

Endereço: Rua Luís de Camões, 30. Centro.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: ônibus e VLT (estação Praça Tiradentes).

Fundição Progresso

A Fundição é um ambiente alternativo, localizado no bairro da Lapa, que oferece shows de diversos estilos musicais, em um ambiente rústico, com um preço acessível. Também é possível contemplar algumas exposições e participar de cursos diversos, como os de circo, teatro e música. Além disso, a proximidade com os arcos da Lapa, que podem ser vistos da varanda do local, torna o ambiente ainda mais carioca.

Horário de funcionamento: varia de acordo com a agenda. O melhor é consultar o site.

Site: http://www.fundicaoprogresso.com.br/

Endereço: Rua dos Arcos, 24, Centro.

Melhor forma de chegar, saindo do Bamboo Rio Hostel: ônibus e metrô (estação Cinelândia).

Esperamos que você curta a lista que o nosso hostel preparou e se divirta na nossa cidade, faça chuva ou faça sol. Por falar nisso, quando chove no Rio, é fácil comprar guarda-chuvas bem baratos em todos os lugares, logo, não há desculpas para não sair. Nossa lista também não depende de muita grana e traz até opções gratuitas para você se divertir; além disso, é possível se deslocar apenas utilizando o transporte público a todos os lugares indicados. Então, bom Rio, boa chuva e bom passeio!